quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Nós somos a sociedade omissa e burra

É cômodo falarmos que vivemos em uma sociedade violenta, omissa, burra, machista e o escambal. Vamos mudar o sentido de "sociedade", a sociedade somos nós. Nós somos violentos, omissos, burros, machistas e o escambal. Somos nós que não estamos nem aí para a segurança pública, para a educação, para a saúde, para os outros. Tem um "Foda-se" bem grande escrito na nossa mente para tudo que não for diretamente relacionado a nossa vida pessoal, única e mesquinha.

E a gente ainda se pergunta por que as coisas vão tão mal? Mentalize um mundo onde todos só se importam com o próprio umbigo. Mentalizou? Conseguiu enxergar os prédios desabando, fogo saindo do chão e balas voando para todos os lados? Está vendo ali naquela sarjeta as crianças comendo lixo? Nem precisava de imaginação, é o nosso mundo desenhado com poucos traços.


Agora pense em todas as oportunidades que existem para sairmos do nosso egoísmo e procurarmos colaborar com os outros egoístas que povoam o mundo para impedi-lo de desmoronar. Rá! Você acaba de pensar em todas as oportunidades das quias nós abrimos mão de nos incluir. (Por favor, as minorias que não cabem neste perfil apenas observem o sentimento de culpa no rosto dos que se encaixam no perfil do ser humano egoísta médio).

Associação de Pais e Mestres. Você participa? Faz parte do Conselho da Merenda Escolar? Sabe pelo menos se existe um na escola do teu filho? Você pelo menos vai às reuniões bimestrais? E os projetos promovidos pela escola, incentiva teu filho a ir?
O senhor é filiado a algum sindicato ou sociedade de classe? Participa das reuniões? 

Diretório de estudantes, Centro Acadêmico, participa? 

Associação de Bairro? (Não vale assinar o nome para fundar a associação, tem de participar).

Conferências de Educação, Saúde, Assistência Social, você assiste? Faz força para usar os dois minutos que se abrem de discussão no meio das palestras entediantes e sempre atrasadas para expressar a sua opinião? Você já participou de alguma greve ou paralisação? Já participou de algum protesto na vida? Já procurou o Serviço de Atendimento ao Consumidor de alguma empresa, se revoltou como o descaso e denunciou ao Procon?

Amigo, você tem alguma opinião que seja sua mesmo sobre qualquer coisa que seja? 

Se a maior parte das tuas respostas às perguntas acima foi não, então camarada, você está conosco no rol dos egoístas que compõem a sociedade burra e omissa deste país, que só servem para reclamar e se escandalizar quando alguém tem uma opinião de verdade sobre um problema de verdade. Volte a esconder a cabeça debaixo do travesseiro e reze para este mundo acabar logo, assim você nunca vai precisar se envolver com nada além daquilo que lhe coçe o umbigo.

Um comentário:

  1. "a sociedade somos nós. Nós somos violentos, omissos, burros, machistas e o escambal."
    Muito bom texto Paula, concordo com todas as linhas.

    ResponderExcluir